terça-feira, 11 de junho de 2013

Livreiro do Alemão: a história de uma vida transformada pela literatura

Quando era criança, Otávio Cesar Santiago de Souza Junior encontrou um livro em um lixão do Morro do Caracol, no Complexo do Alemão, e desde então a literatura não saiu mais de sua vida. O menino passou a frequentar a Biblioteca Popular da Penha e teve a ideia de levar um pouco daquele universo para o Morro do Caracol. Andando de porta em porta, distribuindo livros e fazendo palestras, Otavio conquistou o respeito da comunidade e hoje, aos 29 anos, é conhecido como ‘O Livreiro do Alemão’. O projeto Ler é 10 – Leia Favela virou um ponto de leitura oficial em 2011, com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional e atende cerca de 300 crianças por dia, crianças como Otávio Junior foi um dia, cheias de curiosidade quando pegam um livro.

3 comentários:

  1. HISTÓRIA REAL!
    Meus amores, essa é a sexta conta que eu crio-o. Em nome do senhor Jesus a minha Saúde é frágil, por tanto si querem que eu colabore, por favor, não exija mais do que a minha saúde permita. Já escrevi em cinco contas e agora estou escrevendo na sexta conta. Parece ser uma brincadeira mais não é, estou em recordes precoce, por ter sido moça aos nove anos, perder a virgindade aos doze, casei gravida e fui mãe aos quatorzes anos, fiz um Períneo aos dizer sete anos por extremas necessidades, aos vinte fiz Cesário e ligação. Aqui estar os nomes dos lugares e datas: Sou Maria Silvaneide Bezerra do santo Sousa, nasci aos 19/02/1978 em tônico que pertencia a Iracema e Hoje pertence à Cidade de Potiretama Ceará Brasil (OBS) fui registrada na Cidade de Iracema Ceará Brasil. Mim mudei no ano de 1988 para lagoa da Roça pertencente à cidade de Russas Ceará Brasil, onde hoje é o Chapadão de Russas Ceará Brasil. Tive tão somente um namorado firme e casei que é o meu esposo e onde perdi a virgindade com ele aos doze. Casei no dia 02/10/1992, e fui morar na lagoa das pedras vizinha a lagoa da Roça. Lá tive a primeira filha aos quatorzes anos no dia 10/01/1993 na Clínica Dr. Gaspar da Cidade de Limoeiro do Norte Ceará Brasil, e foi registrada no cartório aqui de Flores. Foi morando lá na lagoa das pedras, onde passei por um exame no Hospital São Raimundo de Limoeiro do Norte Ceará Brasil. Pois eu estava com sangramento há dias e fui uma semana e o médico mandou que eu fosse à semana próxima, Fui e chegando lá no hospital São Raimundo, o médico Lindenor Andrade maia me examinou e disse que era um caso de fazer períneo. Pois o colo do útero estava baixo e segundo o médico existia vereda de um lado e outro da minha vagina. A cirurgia do períneo foi realizada no dia 05/10/1995 no Hospital São Raimundo de Limoeiro do Norte Ceará Brasil. Com a equipe médica Dr. Lindenor Andrade maia e Reuber Tadeu Vieira e Silvia. O médico Lindenor falou que tinha levantado à bexiga. Mudamo-nos para flores distrito de Russas Ceará Brasil. Onde hoje moro desde a data 22/12/1996. Aos vinte anos fiz um Cesário e laqueadura no mesmo Hospital em que fiz o períneo com a equipe médica Dr. Lindenor Andrade maia e Santiago, nessa data 22/10/1998. Essa segunda e última filha também foi registrada no cartório aqui de flores Russas Ceará Brasil. Minha Rua: João Antônio, Número: 2257,fone:(55)(88)96031788,Face book:e-mail:mariasilvaneidebezerrass3@hotmail.com,Senha:3332257333amor3...Escrevi em nome do senhor Jesus Amém.datado:15/08/2013,Horas:18:35 minutos. Uma Quinta feira.

    ResponderExcluir
  2. HISTÓRIA REAL!
    Ficará a critério de vocês divulgarem o meu nome ou não.
    Uma boa tarde a todos que fazem o programa João Inácio show da TV Diário. Sou Maria silvaneide bezerra do santo Sousa a mulher precoce. O que vou contar não é nada de história de conto, é a pura realidade. Nasci aos 19/02/1978 na cidade de Iracema Ceará, moro no distrito de flores Russas Ceará, Rua: João Antônio, Número: 2257 CEP: 62903-000 Fone: (88) 96031788 Site: www.mariasilvaneidebss@hotmail.com, E-mail do face: Mariasilvaneidebezerrass3@hotmail.com.
    Direi até estou em recordes precoce, pois fui moça pela primeira vez aos nove anos. Onde duraram três dias e voltou sendo todos os meses aos doze anos. Perdi a virgindade com o meu namorado que hoje é o meu esposo aos doze anos. Casei gravida e fui mãe aos quatorzes anos. O casamento foi realizado aqui no cartório de flores, foi realizado no dia 02/10/1992, fui mãe a primeira vez no dia 10/01/1993. Fiz um períneo aos dizer sete anos por extremas necessidades, no dia 05/10/1995 no conhecido hospital são Raimundo, onde si não mim engano é são Camilo, com a equipe médica Lindenor Andrade maia e Reuber Tadeu vieira e silva. Aos vinte tive que fazer um Cesário com a ligação, pois tinha feito esse períneo e nas minhas gravidezes eu sentia muitos enjoou. Foi realizada a cirurgia do Cesáreo com a laqueadura, no dia 22/10/1998 no mesmo hospital em que fiz o períneo. Sei que já criei quatro contas no livro dos recordes mundiais e fui bloqueada, sei que uma resposta foi bem clara que acharam que era uma brincadeira e que o livro dos recordes é serio. Eu sei que existem muitas dificuldades para as pessoas pobres e de cor, mas como falei ficou claro que acham que é brincadeira. Gostaria que vocês falassem o que vocês acham! É por eu não ser loira e rica? Ou por ser raro e não querem acreditar? Não estou + escutando o programa na Rádio de segunda a sexta, por meu computador não carregar, mais escuto o seu programa aos Domingos na TV Diário... Um grande abraço a vocês especialmente ao João Inácio Junho. Agradece a mulher precoce. 11/08/2013.


    ResponderExcluir
  3. ♥♥♥(ATENÇÃO) REPASSAREM COMO PODEREM! ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, RÁDIO, TV ETC.(CONVITE PARA TODOS RECORDISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E INTERESSADOS! PARA FAZEREM PARTE DAS MINHAS REDES SOCIAIS) 1° face book E-mail organistaemrecordeprecoce.ce@hotmail.com. 2° Minha página! http://www.facebook.com/artistaorganistaccb. 3° o meu Site! http://silvaneide-bezerra-2257.com.br
    ♥(TÍTULO DO REGISTRO!) GRAVE PRECOCE DESDE MOÇA AOS NOVE! ATÉ A UMA CIRURGIA DE CESÁRIO COM UMA LAQUEADURA AOS VINTE ANOS. REGISTRADO NO LIVRO! GUINNESS WORLD RECORD. (ATENÇÃO) Peço para os libere o meu face de muitas coisas que não estou podendo utilizar e, a minha página. Uma Cristiane Nunes Damasceno (Cris) De Brasilia. Afirma ter denunciado as minhas redes sociais por eu estar falando da Igreja CCB. Sou uma CCB e não vai ser por eu ser uma CCB que vou ser omissa. No momento não vem ao caso ! Mesma não sendo omissa. Pois sei que os que servem a Deus de um puro e sincero coração são poucos e, estou nesse meio. Os que comandam o face, não acham que estar na hora de deixarem o meu face e página, totalmente liberados? Eu também já denunciei ela em seguida e, o que fizeram?
    ♥Grave Precoce POR Ser moça AOS nove Até Fazer Cirurgia de Cesário com uma laqueadura como Vinte ano.
    detalhes do aplicativo
    aplicativo de edição
    Minha pessoa seria um 1 ° a NÃO Querer Que ISSO fosse AOS Ouvidos da Imprensa. Só that tive decepções Que NÃO VEM Ao Caso. Como Preciso Fazer Prevenção de SEIS em SEIS meses POR Conta da Cirurgia do períneo e, tinha vergonha muitas vezes de contar isso para os profissionais da saúde. Também tenho crise asmática, desvio na coluna, gastrite e, além do mas fui atestada em 2008 que tenho transtorno misto depressão e ansiedade. Só tomava Calman um medicamento natural passado por um Neurologista. Após esses gritos no ar que parece ser Máfia e que tem o tribunal do crime, estou tomando três medicamentos controlados pela manhã e a noite. Então enxerguei que na Igreja que faço parte! A maioria fala uma coisa e coloca em prática outra. Cuidar da minha saúde e contar a verdade? Não avia pecado nenhum avista do que comecei a ouvir e a ver. Então Decidi Contar! Que bati o registro em precocidade! Por ter SIDO moça AOS nove ano. Perder a virgindade AOS doze. Casar gravida e Ser mamãe AOS ano Quatorze. Realizar uma Cirurgia de períneo POR extremas Necessidades aos dezessete anos, aonde mi encontrava com sangramento e foi levantada a bexiga. Aos Meus Vinte ano foi realizada a Cirurgia de Cesário com uma laqueadura.
    Data Criada
    09 de março de 2016
    Referência
    160309151014rpps
    estado
    PENDENTE
    Data de tentativa / verificação / descoberta
    22 de outubro de 1998
    localização tentativa
    Russas, Ceará, Brasil
    Medição
    N / D
    titular (s) registro
    Maria Silvaneide Bezerra dos Santos Sousa, Brasil
    Termos acordados

    ResponderExcluir