domingo, 15 de novembro de 2009

Conheça ROSA PERES e sua história

                                  Rosa Maria Peres Lima começou a escrever desde os 3 anos de idade atraves de garatujas que fluiam constantemente, trocou as bonecas pela caneta e o papel e muito cedo começou a escrever peças teatrais para a escola, poemas e textos que expressam o seu pensamento.
Formada em Pedagogia pela UFPA - Universidade Federal do Pará, Pós-graduada em Supervisão Escolar pela UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio, em Metodologia do Ensino Superior, MPA em Gerencia de Cidades e Desenvolvimento Sustentável e Gestão de redes e pólos pela Facinter- Faculdade Internacional de Curitiba.
                                  Iniciou sua vida profissional como professora de artes da E E Fundamental Professor Francisco Nunes, em 1994 assumiu a Coordenação do Núcleo Universitário de Rondon do Pará, em 2001 assumiu a Secretaria de Educação, em 2005 assumiu a coordenação do Departamento Cultural e em 2006 retornou para para a Coordenação da Universidade, em 2005 assumiu a Tutoria da Facinter.
Uma vida voltada para elevar a cultura Rondonense juntamente com o seu esposo Paulo Terra. Em 1987 fundou o Grupo Teatral Hebron com os amigos Walney Silva, Valter Silva, Maria da Cruz, Vany e Maicon Freitas,  Gilberto Carvalho, Márcia e Pardhal Azevedo, Valdenir Barros ( in memorian ), dentre outras figuras históricas e assim surgia os primeiros Festivais de Teatro de Rondon e em pouco tempo da região. A partir de 1998, o Grupo alça um voo maior organizando Feiras Culturais, o "RONDON TAMBÉM FAZ ARTE", revolucionou o Sul e Sudeste do Pará, vindo jornalista até da capital para registrar aquele momento inusitado para uma terra até então sem referências culturais.
                                  Inesquecível também foi a primeira Peça Teatral do Grupo Hebron " Vidas em Suplício", depois "Filhos de Ninguém" apresentada em Belém na UFPA e vencedora do I Festival de Teatro do Sul e Sudeste do Pará; "PORLD- Uma Lenda de Qualquer Lugar;" "Retratos de Vida"; "Vida Suburbana"; dentre outras.
                                  Em dezembro de 2000 é lançado o primeiro livro da escritora ROSA PERES, "PIRULITO PIRULÊ",    chegando a vender 2000 exemplares. O livro retrata o cotidiano de uma escola pública com toda sua problemática.  No ano de 2005 publicou o seu novo livro, intitulado "CONTOS E ENCONTROS"; com um novo perfil, narrando histórias e estórias de Rondon do Pará. Em 1998 funda a CORPPO - CONFRARIA  RONDONPARAENSE DE POETAS E PENSADORES juntamente com o poeta da terra Dionísio Almeida, no mesmo ano lançam  o livro: " I ANTOLOGIA POÉTICA" dos poetas da terra.  Em 2002, lançam a " II ANTOLOGIA POÉTICA", com a participação dos escritores da terra.